Há quem acredite que o sushi seja um prato tipicamente da culinária japonesa, mas engana-se, pois sua origem é muito mais remota, na verdade a história relata que os chineses já se alimentavam dessa iguaria uns 200 anos A.C.
A invenção do prato parece ter acontecido no sudeste da Ásia, nos arredores do Rio Mekong. A primeira versão do sushi era basicamente carne fermentada envolta em arroz azedo. A iguaria logo tomou conta da China e só depois começou a fazer sucesso no Japão. A primeira versão do sushi japonês que se tem notícia e o Nare –Zushi.Como uma forma de manter o peixe fresco, já que não existia refrigeração, o peixe era posto em caixas de madeira cheias de arroz para preservar o alimento. Uma das justificativas para esse acondicionamento é que o arroz produz um ácido lático que quando fermenta ajuda no processo da conservação da carne do peixe.
Nos dias atuais o sushi é consagrado como um prato da moda em vários países do Ocidente, por ter um sabor exótico e agradável, sendo reconhecida uma das iguarias mais saudáveis do mundo.
É fundamental que o sushi seja preparado com peixes de alta qualidade, de preferência de alto mar, para que não tenham qualquer tipo de contaminação. O arroz também deve ser de um tipo especial, levemente temperado com vinagre, saquê, sal e açúcar.
*Por Agência Apê