O Sashimi é um prato clássico da culinária japonesa. O Sashimi consiste em peixes e outros frutos do mar cortados em fatias finas e servidos apenas com molho (molho de shoyu, molho de soja com pasta de wasabi ou condimentos como gengibre ralado e fresco). O peixe mais conhecido para se fazer Sashimi, é o Atum, porém o Salmão e o Peixe Branco são bastante utilizados também.
Embora o modo do preparo do Sashimi seja simples, grandes Chefs japoneses afirmam que o segredo do Sashimi está no corte do Peixe. As dimensões podem variar de acordo com a espécie de peixe utilizado e o Chef de cozinha, mas normalmente costumam ter em torno de 2,5 cm de largura e 4 cm de comprimento, com 0,5 cm de espessura. A maior parte dos ingredientes do Sahimi é servida crua, com exceção do polvo que é servido após seu cozimento, por causa da sua textura peculiar.
O Sashimi é sempre servido como prato de abertura em jantares mais formais, para que seu sabor seja apreciado sem ter o seu sabor afetado pelos outros alimentos. Mas o Sashimi pode ser também o prato principal de um evento, apresentado com arroz e sopa de missô – missoshiru (em recipientes separados).
A palavra sashimi significa “corpo furado”. Em termos culinários, o sashimi representa a apreciação cultural dos japoneses pela sutileza.
*Por Ellen Kemmerich – Agência Apê