Otoshidama é um tipo de envelope japonês, no qual se coloca um montante de dinheiro para dar de presente em ocasiões especiais como: nascimentos, batizados, casamentos e funerais. Porém, os Otoshidama são destinados especialmente às crianças e adolescentes e por isso, são menores e mais ilustradas que os envelopes tradicionais japoneses. Esses envelopes também são chamados de Pochibukuro e são entregues às crianças pelos seus pais, avós ou parentes na época do Ano Novo.
A maneira como o dinheiro vai dentro do envelope é muito importante segundo as tradições. Ele deve ser cuidadosamente dobrado em três partes e inserido dentro dos pequenos envelopes. O principal objetivo desta tradição é ensinar as crianças a poupar parte do dinheiro. Assim, elas vão aprendendo desde cedo sobre a arte de manusear o dinheiro com sabedoria, inteligência e sensatez.
Diferente do Brasil, que temos o Natal como a data mais esperada pelas crianças, no Japão o Ano Novo é o mais esperado. Além do Otoshidama, ainda tem os jogos tradicionais do Oshougatsu, que são jogos e brincadeiras realizados pelas crianças durante o Ano novo.
*Por Ellen Kemmerich – Agência Apê